quarta-feira, 27 de abril de 2011

Explosão de gás na Reduc causou cegueira e mutilação

     No dia 27 de julho de 1999, uma explosão provocada por vazamento de gás na Refinaria Duque de Caxias levou a visão e a ponta dos dedos do operador de transferência e estocagem Silvio Carvalho Drumond. O acidente ocorreu no Parque de GLP da refinaria quando, sem perceber que havia vazamento de gás, o trabalhador ligou o veículo que dirigia provocando a explosão:
     — Não percebi o vazamento. A gente acaba se acostumando com o cheiro de gás. Havia um sensor de gás que não estava funcionando. Quando saí do carro, estava cercado por uma cortina de fogo. A única saída foi passar por ela. Queimei 55% do corpo. Passei três meses e 16 dias no hospital e já fiz diversas cirurgias. Até hoje, vivo acompanhado o dia inteiro por uma enfermeira — conta Drumond.
     O acidente deixou abalada toda a equipe da transferência e estocagem e das demais áreas operacionais da Reduc. Muitos trabalhadores temiam voltar ao local.
     Hoje com 58 anos, Drumond permanece afastado do trabalho pelo INSS e ainda luta na justiça para receber uma indenização da Petrobrás.


     Matéria publicada no informativo Unidade Nacional nº 237, do Sindipetro Caxias, em 26 de abril de 2011.

5 comentários:

  1. É Lamentável que um brasileiro como o Sr. Silvio de Carvalho Drumond, 58 anos ainda esteja aguardando a solução do seu grande problema. São passados quase 12 anos e a Petrobrás não resolveu de alguma forma atender aos pedidos do Deputado Maurício Rands e do EX. Presidente Lula, pois por meu intermédio fiz chegar o problema do Sr. Silvio até eles. Como é que um ex-funcionário dessa conceituada empresa PETROBRÁS que prestou serviços e hoje se encontra nessa situação. A Petrobrás patrocina eventos e projetos sociais não se sensibilizou com esse ex-funcionário que em pleno exercício de suas funções se acidentou e vive sem condições de te uma melhor qualidade de vida.
    Fica aqui o meu apelo e de todos os que vão ler este Blog.
    ISABEL MARISA
    Recife/PE

    ResponderExcluir
  2. Prezada Sra. Isabel Marisa. A título de complemento da informação e a bem da verdade, segundo a Petrobrás, nosso querido Drumond está tendo todo o seu tratamento custeado pela empresa, que inclusive mantém um serviço de home care após cobrança feita pelo Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias. A indenização, que no Brasil é muito modesta, infelizmente, não terá o condão de restaurar a qualidade de vida que o trabalhador tinha antes do acidente, mas garantirá uma segurança no futuro. Todos os petroleiros da Reduc, especialmente os que conhecem o Drumond, que ainda é empregado da Petrobrás, estão atentos e solidários a ele nesta luta.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Luiz Alberto,
    Gostaria de saber, se o sindicato irá fazer, no dia 27 de julho de 2011, alguma manifestação¿ referente á data que completar 12 anos do gravíssimo acidente do Sr. SILVIO DRUMOND. Pois eu tenho interesse de fazer algo, para ajuda-lo, pois tenho certeza que essa data deve ser bastante complicada para o mesmo.
    Ao seu despor,
    ISABEL MARISA
    Recife-PE

    ResponderExcluir
  4. Prezada Sra. Isabel Marisa. O Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias está à disposição para ajudar o companheiro Silvio Drumond no que for preciso.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!!!
    Luiz Alberto,
    Conforme conversamos por telefone, referente à ação para lembrar o gravíssimo acidente do nosso amigo Silvio, que aconteceu no dia 27 de julho 2011, quando irá completar 12 anos. Se for possível gostaria que o Sindicato através dos meios de comunicação de todos os funcionários ativos e aposentados da PETROBRÁS, interceder para que todos fiquem cientes que o nosso Silvio Drumond, ainda está aguardando a indenização do acidente conforme citei acima irá completar 12 anos no próximo mês. Esperando que seja visto a QUALIDADE DE VIDA, do mesmo. Peço por gentileza que veja o minuto a minuto, acredito que o mais interessante, será o Sindicato entrar em contato com o Silvio Drumond.
    O meu maior objetivo é que pelo menos ele tenha um noticia boa, que possa aliviar a dor do dia 27 de julho 2011.
    Agradeço-lhe a atenção e estarei sempre ao dispor nessa luta para a QUALIDADE DE VIDA, do nosso amigo.

    Abraços,

    Isabel Marisa
    Recife-PE

    ResponderExcluir

Este blog é mediado. Não serão publicados comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores. Obrigado pela visita.