No dia 27 de julho de 1999, uma explosão provocada por vazamento de gás na Refinaria Duque de Caxias levou a visão e a ponta dos dedos do operador de transferência e estocagem Silvio Carvalho Drumond. O acidente ocorreu no Parque de GLP da refinaria quando, sem perceber que havia vazamento de gás, o trabalhador ligou o veículo que dirigia provocando a explosão:
— Não percebi o vazamento. A gente acaba se acostumando com o cheiro de gás. Havia um sensor de gás que não estava funcionando. Quando saí do carro, estava cercado por uma cortina de fogo. A única saída foi passar por ela. Queimei 55% do corpo. Passei três meses e 16 dias no hospital e já fiz diversas cirurgias. Até hoje, vivo acompanhado o dia inteiro por uma enfermeira — conta Drumond.
O acidente deixou abalada toda a equipe da transferência e estocagem e das demais áreas operacionais da Reduc. Muitos trabalhadores temiam voltar ao local.
Hoje com 58 anos, Drumond permanece afastado do trabalho pelo INSS e ainda luta na justiça para receber uma indenização da Petrobrás.
Matéria publicada no informativo Unidade Nacional nº 237, do Sindipetro Caxias, em 26 de abril de 2011.
Matéria publicada no informativo Unidade Nacional nº 237, do Sindipetro Caxias, em 26 de abril de 2011.
É Lamentável que um brasileiro como o Sr. Silvio de Carvalho Drumond, 58 anos ainda esteja aguardando a solução do seu grande problema. São passados quase 12 anos e a Petrobrás não resolveu de alguma forma atender aos pedidos do Deputado Maurício Rands e do EX. Presidente Lula, pois por meu intermédio fiz chegar o problema do Sr. Silvio até eles. Como é que um ex-funcionário dessa conceituada empresa PETROBRÁS que prestou serviços e hoje se encontra nessa situação. A Petrobrás patrocina eventos e projetos sociais não se sensibilizou com esse ex-funcionário que em pleno exercício de suas funções se acidentou e vive sem condições de te uma melhor qualidade de vida.
ResponderExcluirFica aqui o meu apelo e de todos os que vão ler este Blog.
ISABEL MARISA
Recife/PE
Prezada Sra. Isabel Marisa. A título de complemento da informação e a bem da verdade, segundo a Petrobrás, nosso querido Drumond está tendo todo o seu tratamento custeado pela empresa, que inclusive mantém um serviço de home care após cobrança feita pelo Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias. A indenização, que no Brasil é muito modesta, infelizmente, não terá o condão de restaurar a qualidade de vida que o trabalhador tinha antes do acidente, mas garantirá uma segurança no futuro. Todos os petroleiros da Reduc, especialmente os que conhecem o Drumond, que ainda é empregado da Petrobrás, estão atentos e solidários a ele nesta luta.
ResponderExcluirSr. Luiz Alberto,
ResponderExcluirGostaria de saber, se o sindicato irá fazer, no dia 27 de julho de 2011, alguma manifestação¿ referente á data que completar 12 anos do gravíssimo acidente do Sr. SILVIO DRUMOND. Pois eu tenho interesse de fazer algo, para ajuda-lo, pois tenho certeza que essa data deve ser bastante complicada para o mesmo.
Ao seu despor,
ISABEL MARISA
Recife-PE
Prezada Sra. Isabel Marisa. O Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias está à disposição para ajudar o companheiro Silvio Drumond no que for preciso.
ResponderExcluirBoa tarde!!!
ResponderExcluirLuiz Alberto,
Conforme conversamos por telefone, referente à ação para lembrar o gravíssimo acidente do nosso amigo Silvio, que aconteceu no dia 27 de julho 2011, quando irá completar 12 anos. Se for possível gostaria que o Sindicato através dos meios de comunicação de todos os funcionários ativos e aposentados da PETROBRÁS, interceder para que todos fiquem cientes que o nosso Silvio Drumond, ainda está aguardando a indenização do acidente conforme citei acima irá completar 12 anos no próximo mês. Esperando que seja visto a QUALIDADE DE VIDA, do mesmo. Peço por gentileza que veja o minuto a minuto, acredito que o mais interessante, será o Sindicato entrar em contato com o Silvio Drumond.
O meu maior objetivo é que pelo menos ele tenha um noticia boa, que possa aliviar a dor do dia 27 de julho 2011.
Agradeço-lhe a atenção e estarei sempre ao dispor nessa luta para a QUALIDADE DE VIDA, do nosso amigo.
Abraços,
Isabel Marisa
Recife-PE