quarta-feira, 27 de abril de 2011

28 de abril: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

     Os trabalhadores nunca esquecerão os companheiros que tiveram suas vidas ceifadas por acidentes e doenças do trabalho, nem os que sofrem com limitações e mutilações. O Dia 28 de abril é mundialmente dedicado à memória dessas vítimas que muitas vezes são esquecidas pelas empresas e entregues à própria sorte. É dia dos trabalhadores somarem suas vozes mundo afora para lutar pelo direito a um ambiente de trabalho seguro e pelo respeito à vida.
     Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo menos cinco mil trabalhadores morrem diariamente em todo mundo, vítimas de acidentes e doenças ocupacionais. São em média 270 milhões de acidentes de trabalho, vitimando anualmente homens, mulheres e crianças em todo o planeta. A cada ano, cerca de 160 milhões de trabalhadores adoecem por motivos laborais. O estudo da OIT revela ainda que entre as vítimas fatais, 22 mil são crianças.
     No Brasil, as estatísticas oficiais, referentes ao período de 2007 a 2009, apontam a ocorrência de 2.138.955 milhões de acidentes de trabalho, sendo que 35.532 mil trabalhadores ficaram permanentemente incapacitados e 8.158 perderam suas vidas nos locais de trabalho. Muitos deles eram jovens, em plena idade produtiva, cujas mortes poderiam e deveriam ter sido evitadas.
A história do dia 28 de abril
     Em 1969, no dia 28 de abril, uma mina explodiu nos Estados Unidos, matando 78 mineiros. A tragédia fez com que os trabalhadores passassem a reconhecer esta data como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
     Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho reconheceu oficialmente o dia 28 de abril em seu calendário de luta. No ano seguinte, os sindicatos brasileiros realizaram as primeiras manifestações em torno da data, que foi reconhecida oficialmente pelo país em 2005, através da Lei 11.121.

* Com informações da imprensa da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog é mediado. Não serão publicados comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores. Obrigado pela visita.